A carga tributária brasileira alcança aproximadamente 40% do PIB: quase a metade de tudo o que é produzido ou vendido no país, incluindo os serviços, é tributo.
Um componente de custo desse tamanho não pode ser negligenciado.

Nesse sentido, gestão tributária ideal é a que busca, em primeiro lugar, o pagamento correto dos tributos evitando a imposição de multas e acréscimos, os quais não só aumentam o custo, como surgem de forma inesperada comprometendo o fluxo de caixa.

Cabe ainda à gestão tributária encontrar a forma menos gravosa de cumprir as obrigações fiscais: o planejamento tributário. Trata-se de atividade na qual a legislação é analisada em consonância com as atividades da empresa, visando pagar o mínimo possível de tributos dentro do que permite a lei.

Em complemento, deve-se evitar e contestar as arbitrariedades comumente impostas tanto pelo fisco, quanto pelo legislador, tais como autos de infração indevidos, criação de tributos inconstitucionais, apreensão de mercadorias, dentre outros obstáculos comuns aos empresários no exercício da atividade produtiva, tão necessária ao país.

Para atender e contribuir com as empresas nessa área, a Múltipla Consultoria possui profissionais especializados na realização, dentre outros, dos seguintes serviços:

– Consultoria tributária e auxílio ao departamento fiscal/contábil das empresas;
– Acompanhamento de fiscalizações;
– Planejamento tributário;
– Incentivos Fiscais;
– Impugnação de autos de infração;
– Defesa de execuções fiscais;
– Parcelamentos ordinários e especiais.