palestra indicadores

Café com Gestão aborda gestão por indicadores

Hoje, dia 29 de janeiro, tivemos mais um encontro do Café com Gestão, promovido pelo Grupo Múltipla para trocar ideias e discutir sobre questões importantes para a gestão de empresas. Aberto para seus clientes e parceiros, o tema deste mês abordou a gestão através de levantamento e apuração de indicadores, feita pelo CFO do grupo, Mauro Medeiros.

O encontro começou como uma breve exposição sobre o tema feito por Marco Medeiros, sócio da MSA Advogados, que falou sobre a importância de se ter e verificar indicadores dentro das empresas e como isso pode impactar nos negócios e pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Logo após, Mauro começou a sua explanação abordando a importância de se ter indicadores na gestão do seu negócio. Ter sinais de como estão as vendas, as compras, a operação do negócio, conseguir medir o que dá lucro, o que não dá, em que direção vale a pena investir mais ou menos e até mesmo descontinuar algum segmento de negócio.

Pelos indicadores é possível, inclusive, determinar o valor da empresa. Através do fluxo de caixa, medição de crescimento de vendas, variação de endividamento, relação despesa x venda, variação de lucro etc. é possível determinar o o potencial da empresa, quais as perspectivas e qual o valor que pode ser apurado na venda. Através dessas métricas, pode-se comparar com os dados de empresas semelhantes, que têm ações na bolsa, e consegue-se determinar o valor de um IPO, por exemplo.

Mas, como começar isso? É preciso organizar processos e sistemas, que significa na prática controlar e registrar atividades, ações, despesas, que na maioria das empresas não são contabilizadas de forma adequada, mas que grande parte dessas informações passam pelos contadores das empresas. Resta estudá-las, estruturá-las e colocar isso de forma visível e que possa ser planejada dentro do seu financeiro.

Depois dessa primeira parte, Mauro começou a falar sobre outros indicadores um pouco mais complexos, como o EBITDA, que deveria ser um indicador da operação da empresa. Mas pode ser um problema para setores que são obrigados a investir demais e de forma recorrente, pois neste caso, a empresa acaba tendo que comer caixa e a despesa financeira aumenta de forma recorrente também.

Ele também explicou um pouco como e feito e como entender um pouco do balanço patrimonial de uma empresa, dando exemplo de uma empresa de capital aberto e depois mostrou as diferenças de liquidez de uma empresa (corrente, seca e imediata). Explanou um pouco sobre os diferentes ciclos dentro da empresa (econômico, operacional e financeiro) e como identificá-los e monitorá-los e deu destaque especial aos ciclos financeiro e operacional, que são os mais importantes para o negócio.

No final da conversa, Mauro Medeiros mostrou as diferenças entre ROI (Retorno sobre o investimento), ROIC (Retorno sobre o capital investido) e IRT (Rentabilidade sobre o imobilizado) e como isso auxilia a decidir sobre aonde investir na sua empresa e fechou a palestra com um check list de como começar a medir e acompanhar os indicadores da empresa.

Durante a palestra e depois de encerrada, várias foram as perguntas feitas pelos participantes, com dúvidas sobre conceitos ou mesmo de implantação de métricas e a importância delas dentro das empresas. O encontro foi proveitoso para esse tipo de troca de experiências e ideias entre todos.

Devido a grande procura sobre o tema, tivemos várias pessoas que tentaram se inscrever mas não conseguiram por causa das vagas esgotamento. Pensando nisso, a Múltipla Consultoria organizará um outro evento, sobre o mesmo tema, para que todos os nossos clientes possam conhecer mais sobre indicadores e debater sobre como utilizá-los.

Se quer ver um pouco sobre o que foi apresentado no encontro, você pode baixar os slides da palestra Gestão por Indicadores e as fotos do evento, ao final dessa matéria.

Sobre o Café com Gestão

O ciclo de encontros Café com Gestão é um programa da Múltipla Consultoria e da MSA Advogados que tem como objetivo discutir com clientes e parceiros alguns temas sobre gestão de empresas. O intuito é esclarecer sobre pontos de dificuldades de empreendedores e como aperfeiçoar a gestão das respectivas empresas, trocando ideias e conversando sobre questões nem sempre claras para os gestores, seja em relação a procedimentos legais, financeiros, tributários ou contábeis.

A iniciativa visa não só passar um pouco da experiência dos profissionais da Múltipla para seus clientes e ajudá-los no dia-a-dia da gestão de seu negócio, mas também é uma oportunidade de trocas de experiências e ideias entre os participantes.

café da manhã
Marco Medeiros faz a introdução
Mauro na palestra
Sala de eventos
Participantes no pós evento

 

Você também pode gostar: