Contabilidade no Rio de Janeiro. Imagem ilustrativa

Em 2016: SPED, Bloco K, E-social, ECF, ECD, fiscalização eletrônica; prepare-se!

Em fevereiro de 2016 as empresas industriais e comerciais atacadistas deverão entregar o bloco k do SPED relativo a janeiro, ou seja, o livro de controle da produção e do estoque. Trata-se de controle que o empresário precisa adotar em sua operação, visto que ? diferente das demais ? essa é uma obrigação a qual não poderá ser cumprida pelo contador: as informações são diárias e devem ser registradas diariamente pela própria empresa. A multa pode chegar a R$2,5mil por mês de não entrega (considerando que a entrega é mensal, o custo do inadimplemento é altíssimo). A Múltipla organiza a partir de outubro uma série de treinamentos gratuitos para seus clientes, fiquem atentos às datas, as quais serão comunicadas através de circulares internas.

O E-social, depois de vários adiamentos, entra finalmente em vigor também a partir de 2016 para todos os contribuintes. As informações de folha de pagamento e os eventos daí decorrentes precisam ser comunicados de imediato ao Ministério do Trabalho, não sedo mais possível aguardar o final do mês para envio das informações ao contador. Mais uma vez os clientes da Múltipla sairão na frente: estamos implantando uma ferramenta e informática que permitirá uma interface constante com os clientes para fins de informação de folhas de pagamento. A partir dela, a empresa entrará em nosso site, e logo após cada evento (férias, admissão, demissão, acidente de trabalho, suspensão etc.) poderá fornecer todos os dados on line, de maneira que faremos a transmissão das informações no prazo correto, evitando a imposição de penalidades.

A escrituração digital em 2015 já foi uma realidade para as empresas tributadas no lucro real e presumido, cujo prazo final de entrega se encerrou em 30/9 último. Naturalmente que todos os clientes Múltipla estão com suas obrigações em dia. A partir de 2016 também as empresas do Simples estarão obrigadas à escrituração digital. Agora, as obrigações reservadas para as empresas com maior faturamento chegam também para o regime simplificado.

Todos esses movimentos apontam na direção que sempre esperamos, e temos avisado aos nossos clientes: o fisco transfere o encargo da fiscalização para a própria empresa, prevê multas vultuosas para os descumprimentos das obrigações acessórias, e espera fazer seu trabalho no cruzamento das informações prestadas pelos vários contribuintes.

Nesse cenário, qualquer displicência na elaboração desses relatórios e declarações deflagra fiscalizações e multas automáticas. Torna-se assim imprescindível um investimento cada vez maior em inteligência, ferramentas de informática, e gente qualificada. É uma obrigação do contador, e para isso estamos trabalhando há muito tempo com esse foco, e também do empresário (daí nossos treinamentos constantes).

Prepare-se, e conte sempre com nossa equipe para lhe indicar as melhores soluções.

Você também pode gostar: